• Opinião

    Tags sob escuta: atualidade, média e opinião.

  • avatar

    Votou nele próprio, longe do povo

    Retrato de um tirano viciado em poder absoluto
    Pedro Correia, em delitodeopiniaohá 1 hora

    Arranjou três fantoches como figurantes nas listas eleitorais fingindo que competiam com ele - um dos tais enfeitado com a foice e o martelo , em entusiástico apoio à anexação de parcelas da Ucrânia. Mandou silenciar todos os que se atreveram a fazer-lhe frente: estão hoje no(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    "A direita na região não possui qualquer dinâmica"

    Zé LG, em alvitrandohá 3 horas

    «… não me parece que esta conjuntura se traduza nalguma "dinâmica de direita", mas antes numa manifestação de descontentamento e descrédito no exercício político mais recente! A direita na região não possui qualquer dinâmica que se veja, nem sequer enquanto alternativa ao(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    É difícil não olhar com desconfiança em nosso redor

    dezanove, em dezanovehá 5 horas

    Ironicamente, as eleições legislativas aconteceram dois dias depois da celebração do Dia da Mulher, a 8 de Março.  Na sexta-feira, marchávamos contra o patriarcado, sabendo que estava vivo e de boa saúde. Mulheres, pessoas racializadas e pessoas LGBTQI+ têm sentido na pele(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Organizem-se...

    Kruzes Kanhoto, em kruzeskanhotohá 5 horas

    “ Corrida às viagens para férias bate recorde” e “mil milhões gastos em compras de telemóveis” são duas notícias que hoje compõem a primeira página dos jornais. Constituem, também, dois indicadores importantes acerca da qualidade de vida dos portugueses. Ou das(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    o leitor (im)penitente 265

    mcr, em incursoeshá 7 horas

      Nuno Júdice, um poeta inteiro (e um amigo) mcr, 18-3-24   Atravesso as rosadas núvens da poeira ... queixo-me do acaso (ao acaso) adormeço e acordo com o barulho de grupos compactos de aves Que penso da vida par aestar assim?--- (Nuno Júdice: "o autor in memoriam" in Critica(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    O Quarto do Bebé

    AMR, em anabelamotaribeirohá 7 horas

    Escrito em grande parte durante o confinamento e a doença, e concluído após uma longa gestação,  O Quarto do Bebé  é um romance autoficcional em forma de diário íntimo.  Depois da morte de um conhecido psicanalista, a filha, sua única herdeira e professora de literatura(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Ocidente fulo e patético

    contrário, em contrariohá 7 horas

    O “ocidente” está encolerizado com a esmagadora vitória de Putin nas eleições russas. O “ocidente” tentou fazer de tudo para remover Putin do poder e impor um governo fantoche no Kremlin, ou seja, tentou implementar o mais antigo e molhado sonho de Washington e seus(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Partido de Interesse

    josé simões, em derterroristhá 10 horas

          Em Zona de Interesse a páginas tantas assistimos a uma conversa entre Hedwig Hoess [ Sandra Hüller], a esposa de  Rudolf Höss,  director do campo de extremínio, e a mãe, Eleanor Phol [ Freya Kreutzkam], onde a segunda comenta que fazia limpezas na casa de uma judia(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Putin bate recorde de Estaline

    Eduardo Louro, em quintaemendahá 10 horas

    Eliminados fisicamente todos os adversários, Putin foi a votos. Voltou a ganhar com os habituais 90%! Longe vão os tempos em que tinha de alternar com o fantoche Medvedev... Isso foi até dar a volta à Constituição, agora já nem precisa de entreposta pessoa para se eternizar no(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Há 50 anos a sermos usados

    a. almeida, em diariodequemjanaovaiparanovohá 11 horas

    Nos últimos dias, uma boa parte do que por aqui fui escrevendo abordou a  actualidade nacional e política, porque com um acto eleitoral em movimento tornava-se difícil passar ao lado, não ter opinião, não exercer o sentido crítico, afinal de contas, o pleno exercício da(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Governo socialista à Bairrada

    John Wolf, em estadosentidohá 11 horas

    Devemos prestar muita atenção às palavras dos socialistas nos tempos que correm. Têm mau perder. Alexandra Leitão já começou a girar o espeto dos resultados eleitorais, a virar o prego do rombo das legislativas . As suas palavras são uma afronta à democracia, um insulto à(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Quem quer abdicar do controlo?

    Ana Branco, em inquietatitudehá 11 horas

    Desenho de autora Há sombras que ensombram. Sempre houve. Sempre haverá? O novo relatório da rede independente de defesa das liberdades civis, Liberties , alerta para o declínio do Estado de direito em toda a União Europeia. Temos fortes  convicções sobre as escolhas que o(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Como no anúncio da Wells...

    Maria Ribeiro, em recomecoshá 12 horas

      Imagem: Unsplash   É-nos reportado diariamente que os portugueses nunca viveram tão mal! As rendas nunca estiveram tão caras. Ir ao supermercado é cada vez mais complicado. E o resto que já sabemos das queixas que se acumulam em cartazes de manifestações. Artigos de(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Sexting Para Totós

    Inês R., em emletraspequeninashá 13 horas

    Poucas coisas nesta vida duram para sempre. Entre elas contam-se os químicos eternos , aquele vestido preto que nos custou os olhos da cara mas é um clássico, e os nudes que circulam pela Internet. Porque uma vez na Internet, para sempre na Internet. Mas com uma geração inteira(...)

    Continuar a ler