• Opinião

    Opiniões para todos os gostos. Subscreva os seus blogs preferidos na área de Leituras.

  • avatar

    Faltam muros para saltar

    José, em cronicapotiguarhá 1 hora

    Todos os dias se vencem, contornam ou evitam obstáculos. Na condição de emigrante outros tantos surgem no quotidiano. Felizmente nunca tive problemas nesta condição de estrangeiro, ainda que algumas coisas sejam particularmente difíceis. Já contei aqui algumas peripécias para(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Palmarés leonino 2018/2019

    Pedro Correia, em sportinghá 4 horas

    Quatro anos depois, Sporting volta a conquistar a Taça de Portugal em futebol .   Proeza inédita: Sporting conquista Liga dos Campeões em futsal .   Vitória leonina na Liga Europeia de hóquei em patins, derrotando o FC Porto na final .   Equipa de judo do Sporting conquista a(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Faz hoje um ano

    Pedro Correia, em sportinghá 5 horas

      Com eleições marcadas para 8 de Setembro e Bruno de Carvalho destituído por vontade da esmagadora maioria dos sócios, começava a esboçar-se nova corrida à presidência do Sporting. Uma corrida em que Frederico Varandas partia com vantagem: era o único proto-candidato já(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Pensamento da semana

    jpt, em delitodeopiniaohá 5 horas

    , um dito adequado a um ambiente em que se aplaude quem chama "fascista" ou "pidesco" a alguém que consulta um documento público em que é referido. (Imagem de Will Eisner, The Plot: The Secret History of the Protocols of the Elders of Zion )   Este pensamento acompanha o DELITO(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    A voz do leitor

    Pedro Correia, em sportinghá 5 horas

    «Fala-se muito da formação no futebol, mas a mim desagrada-me não ver mais jogadores da formação nas nossas equipas de futsal, andebol, hóquei e voleibol (no voleibol seria difícil, porque só há dois anos retomámos a actividade). Que os Gonçalos Alves e os Ruis Silvas não(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    APONTAMENTO HAGIOGRÁFICO

    Theosfera, em theosferahá 5 horas

    Hoje, 26 de Junho, é dia de S. João e S. Paulo (mártires do século IV), S. Pelágio ou Paio e S. Josemaria Escrivá de Balaguer. Um santo e abençoado dia para todos!

    Continuar a ler
  • avatar

    E Se?

    Filipe Vaz Correia, em canecadeletrashá 5 horas

      E se? Há dias vendo o filme Carta para Julieta, esta pergunta surgiu em minha mente, acompanhando a interrogação desenvolvida naquela história. E se? Voltei atrás no tempo, nesse misto de questionamento que faz revolver os sentimentos. Nessa questão, sem resposta, voa a alma,(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    A direita do pastel de nata

    josé simões, em derterroristhá 5 horas

          De cada vez que uma qualquer Bloomberg se lembra de aparecer com um " The Unlikely Rise of the Pastel de Nata, and Why It’s Suddenly Everywhere " saem logo a terreiro os aios e os escudeiros da direita radical de plantão às "redes sociais" em defesa do Álvaro com um(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Duas ilhas - duas jóias #2

    José da Xã, em ladosabhá 7 horas

    1 - Voltas trocadas Vulcão de emoções A descida da Caldeira correu célere, não porque eu conduzisse depressa, mas porque havia mais confiança no caminho. Entretanto encontro um Faialense de nome Carlos F. com quem falei sobre o belo gado que estava a mudar e num laivo de lucidez(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Onde estavam entre 2011 e 2015?

    Manuel AR, em zoomsocialhá 10 horas

    Os artigos de opinião podem servir como panfletos para orientar determinada campanha eleitoral. Basta pegar em determinados incidentes como por exemplo na saúde, nas repartições públicas, nos incêndios, etc., e apresentá-los misturados com a corrupção, com o trânsito, com(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    O senhor Fernando Coutinho em Setúbal

    josé simões, em derterroristhá 11 horas

                  Diz que os setubalenses têm a secreta esperança de que um dia alguém lhes explique os prédios que o senhor Fernando Coutinho "construiu" em Setúbal, cagalhões arquitectónicos perfeitamente enquadrados e integrados no espaço envolvente, respeitando a(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Os bárbaros sempre eram uma solução

    Pedro Picoito, em corta-fitashá 12 horas

    A ideia ficou no ar, desde as eleições europeias: a direita está em crise. Sim, está. Mas não é de agora e não é só cá. Em Portugal, PSD e CDS não chegam à maioria absoluta desde 2011, e coligados. Lá fora, as coisas não estão melhor. Dizer que a direita cresceu em(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    É a Matilde, mas podia ser a minha ou a sua filha.

    Psicogata, em linguaafiadahá 12 horas

      Matilde é uma menina especial, que nasceu com uma doença rara, Atrofia Muscular Espinhal - AME Tipo I, a forma mais grave da doença. A AME é uma doença genética que afeta todos os músculos do corpo, fazendo com que a Matilde não tenha capacidade de mexer os braços e as(...)

    Continuar a ler