• Opinião

    Tags sob escuta: atualidade, média e opinião.

  • avatar

    Encontro Literário no Cinco de Outubro!

    Francisco Carita Mata, em aquem-tejohá 1 hora

    Onde?! …Na Cinco de Outubro?! …Não! No cruzamento da “Azinhaga do Poço dos Cães” com a “Azinhaga da Fonte das Pulhas” ou do “Porcosunho” Encontro Literário com a Escritora Lénia Rufino. Querem dióspiros?! (…) Ao final da tarde de cinco de Outubro, mais um(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Liguagem inclusiva

    Cristina Torrão, em delitodeopiniaohá 2 horas

    «Elena Ferrante é uma das grandes escritoras contemporâneas». [The New York Times]   Frase impressa na contracapa do livro A Amiga Genial , de Elena Ferrante (tradução de Margarida Periquito, Relógio d'Água 2011)   Esta frase suscita-nos dúvidas. Quando diz «uma das(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Ciclovazias

    henrique pereira dos santos, em corta-fitashá 3 horas

    O título deste post é a forma depreciativa como muita gente se refere à política de apoio à utilização da bicicleta de Lisboa. Apesar de facilitar e incentivar o uso de bicicletas em Lisboa ser uma política que, em abstracto, só tem vantagens para todos, as posições sobre o(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Felizmente, em Portugal, a pandemia já acabou

    Graças a pessoas como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Marta Temido, Graça Freitas e, claro,
    contrário, em contrariohá 3 horas

    Há pessoas que ainda não perceberam que a pandemia não terminou e que continua bem presente e activa, aliás, cada vez mais activa. É certo que em Portugal a situação ainda não é visivelmente preocupante, contudo – como já todos deveríamos saber – quando os números(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Mais Tecnologia, Menos Mão-de-Obra

    oficialdejustica, em oficialdejusticahá 5 horas

          É incontornável. Os processos tecnológicos que estão a ser implementados nos tribunais destinam-se a eliminar mão-de-obra humana.       Os magistrados judiciais encontram-se já a aprender como funciona a nova plataforma “Magistratus” e comunicam coisas, que(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Está Cara a Gasolina

    by Vasco Palmeirim
    O Informador | Ricardo Trindade, em oinformadorhá 12 horas

    Um dos temas do momento é o aumento do valor e dos impostos sobre os combustíveis, ainda para mais com a novidade de que a partir do dia 01 de Novembro também contaremos com o sistema IVAucher nos combustíveis. Para lembrar que o preço de gasóleo e gasolina não para de(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Pensamento da semana

    Cristina Torrão, em delitodeopiniaohá 13 horas

    «Poupa o teu latim, que eu não te levo a sério!» Quando dizemos que não levamos uma certa pessoa a sério, estamos a dizer que ela é uma idiota. Então, porque fica bem dizer que não nos levamos a sério? Pior ainda é dizer «não me levo demasiado a sério». Ou seja: podemos(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    DELITO há dez anos

    Pedro Correia, em delitodeopiniaohá 13 horas

      Fernando Sousa :  «Esta manhã acompanhei uma gaivota numa brisa. Eram aí umas oito e meia. Deixou-se ir com uma determinação e graça que me lembrou Violeta Parra. A alma vai para onde quer se não chatearmos.  "La canción es un pájaro sin plan de vuelo que jamás volará(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Os diabretes esquerdalhos do nosso contentamento

    Kruzes Kanhoto, em kruzeskanhotohá 14 horas

    O governo tem andado numa roda viva para aprovar o orçamento. PCP, BE e PAN pedem e o Costa dá. Mais ou menos como aqueles putos irritantes a quem se dá a mão e os pirralhos querem tudo até ao ombro, assim são aqueles três pequenos partidos extremistas. O pessoal,(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Nada de mau muda.

    Jose Miguel Roque Martins, em corta-fitashá 15 horas

    São impressionantes os avanços tecnológicos, as maravilhas do progresso económico e social, a nossa vida nunca foi tão fácil. Mas há coisas que nunca mudam. E nem sempre são as melhores. Luís Filipe Vieira, foi abatido por um processo judicial. Logo a seguir, o que(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Que bonita é a inocência

    Charlie, em ituggahá 16 horas

    È bonita a inocência. Cachopos do segundo ano de um curso, lá porque vestem um fato de empregado de mesa e têm uma capa e batina,  acham que já são Doutores. A inocência é tão boa enquanto dura...

    Continuar a ler