Opinião
Tags sob escuta: atualidade, média e opinião.
Tags sob escuta: atualidade, média e opinião.
A obsessão em silenciar o verbo pôr, como se tivesse sido exterminado, alastra como praga a tal ponto que recentemente ouvi alguém balbuciar num canal de televisão: «A galinha colocou ovos.» O excelente linguista Manuel Monteiro já havia alertado no seu livro O Mundo(...)
Os Filhos da Madrugada: todos os dias na RTP3, às 20.30, e sempre disponível na RTP Play. 26 Junho: Karyna Gomes, cantora, 1976 27 Junho: Katia Guerreiro, fadista, 1976 28 Junho: Paulo Duarte, padre jesuíta, 1979 29 Junho: Mariana Leitão, deputada, 1982 30 Junho: Raquel Ribeiro,(...)
Entre o Czar e o Cowboy A hora de crescer da Europa A Europa está cercada. A leste, Vladimir Putin continua a jogar roleta geopolítica com tanques, sabotagem e chantagem energética, a oeste, Donald Trump, de novo entronizado na Casa Branca, avisa, sem meias palavras, ou pagam(...)
Hoje, ao entrar na Farmácia, deparei-me no átrio que antecede a porta automática, com um pequeno móvel arcaico, mas gracioso, precisamente por, pintado toscamente, lembrar uma prateleira de livraria antiga que convidava quem entrava, a Deixar um livro e Levar outro. Fez-me(...)
Bulgária, Chipre, Hungria, Polónia, Roménia, Eslováquia, Checa, ano de 1988; Suécia, 2014; Espanha, Irlanda e Eslovénia, 2024. O que é que esta lista, que integra um leque muito mais vasto de Estados (mais de 140 dos 193 membros da ONU) tem a ver com Portugal, em 2025? Nada. A(...)
Hoje cheguei à praia um pouco mais tarde que o costume. Ms antes de entrar no parque de estacionamento deparei-me com uma enorme confusão automobilistica ou será melhor dizer... " autocarrista "? Certo é que depois de entrar e estacionar o meu carro acabei por contar mais de(...)
É um jornal - o DN, na foto - a dar a notícia que a criminalidade caiu 1,3% mas que os jornais a apresentaram como se tivesse aumentado 130%. Refere-se a um Relatório do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, que revela que uma análise às primeiras páginas dos jornais(...)
"Imaginemos uma biografia de Marco Paulo escrita por Pedro Mexia", lê-se na contracapa do "Espanhol que encantou o mundo": Julio Iglesias. É um livro extraordinário. Não é o retrato de um cantor, nem de uma celebridade. É muito mais vasto e profundo. Mergulha no caldeirão(...)
Todos os dias o mundo nos empurra para a comparação — o vizinho que tem mais, o colega que alcançou antes, o desconhecido que parece viver uma vida perfeita. Mas a verdadeira transformação começa quando trocamos a régua do outro pela bússola interior. Ser melhor que ontem(...)
O bullying não começa com murros nem com nomes feios. Começa com gestos. Exclusões. Sorrisos combinados que todos à volta entendem, menos um. Começa com a organização invisível das hierarquias. Pertenças. Rejeições. E porque começa discreto, estratégico, silencioso,(...)
Quem sente empatia por aqueles que não a sentem? Neste livro de memórias, Patric Gagne partilha os desafios de crescer e viver com um diagnóstico de sociopatia -- desde a dificuldade em fazer amigos na escola, à solidão de se sentir incompreendida e instrumentalizada pelas(...)
Há coisas que me fazem confusão por mais que passem os anos por mim. De manhã cedinho, a enchente que se verifica nos bares dos supermercados. Tomam os pequenos-almoços carregados de açúcar, gordura e meias de leite de um leite qualquer ali estacionado por vezes horas em cima da(...)
A esta pergunta respondo que é Deus e que percebo que nenhuma tradição cristã pode dizer com propriedade que é o único caminho para Deus. Assim escrito parece básico a um nível quase idiota, mas a verdade é que muitas das tradições partem do pressuposto contrário.
Isto não é uma receita para um bolo de chocolate "à minha moda," um comentário sobre um episódio caricato do meu dia de trabalho, ou um gracejo direcionado a um influencer da moda. Não. Porque com tudo o que se está a passar no mundo, seria demasiado fútil desperdiçar o tempo(...)
Emmanuel Macron declara que para ser livre neste mundo é obrigatório ser temido, ser poderoso . Onde já escutámos isto? Soa intensamente familiar. Não nos esqueçamos de que a Bastilha, uma fortaleza medieval, serviu de prisão política — um Alcatraz francês, se(...)