• Livros

    O apelo dos livros. Tags sob escuta: escrita, leituras e livros.

  • avatar

    Rumor Civil

    jpt, em estanhá 3 horas

    Cada vez menos leio ficção ou poesia. E vou lendo estas colectâneas do passado, crónicas ou (é este o caso) textos de opinião - a quem o novo cânone chama também "crónicas". Descubro agora nas estantes este "Rumor Civil", uma colecção de textos de Nuno Brederode dos Santos(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Refúgio num equívoco

    Maria Ribeiro, em silencioshá 7 horas

      Imagem: freepik   Pergunto-te. Como pode alguém ficar tão dormente, preso na dor, a ponto de confundir o dia da morte do próprio pai com o ano da sua morte, por anos? Talvez de repente se sentisse despejado no deserto mais inóspito da Terra. Sem referências de quem é, onde(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Mafalda, Feminino Singular

    dezanove, em dezanovehá 12 horas

    Uma vez José Saramago disse: "A leitura da Mafalda deveria ser obrigatória nas escolas, mas não nas primárias, e, sim, nas universidades."   Ao completar 60 anos de idade (sim, a pequena revolucionária que nos faz reflectir - e sorrir - com as suas tiradas) cumpre em 2024(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    A primavera, não tem obstáculos ...

    historiasabeirario, em historiasabeirariohá 12 horas

    Há uns dias atrás em conversa com um leitor a propósito dos tempos que testemunhamos actualmente, sobressaiu o acontecimento do 25 de Abril de 1974. Perguntei, o que fazia nesse dia, que mudou o paradigma político e social até então. Respondeu que estava a trabalhar, na(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Homenagem atrapalhada

    Sónia Quental, em napegadadosilenciohá 18 horas

                    Tendo amanhecido hoje com a notícia da morte de Nuno Júdice , achei por bem dedicar-lhe um in memoriam atrapalhado, deixando as homenagens condignas a quem de maior talento e conhecimento. Tive o privilégio de me cruzar com Nuno Júdice no papel de arguente(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    A VIDA DOS LIVROS

    CNC, em e-culturahá 18 horas

      De 18 a 24 de março de 2024 Há 750 Anos, a 7 de março de 1274, morria em Fossanova (Lácio) S. Tomás de Aquino, um dos mais influentes teólogos de sempre, que hoje está a ser relido a uma nova luz, deixando vestes conservadoras, para passar a ter uma leitura avançada e(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Leituras 2024 #8

    JustAnOrdinaryGirl, em justanordinarygirlhá 18 horas

    Bom dia! Mais um post, mais um livro lido. Este ano decidi reler uma coleção que marcou a minha adolescência - O Bando dos Quatro , de João Aguiar. Estou a ler entre outras leituras e estou a tentar ler um por mês. São livros que se lêem bastante rápido. Desta vez li o segundo(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    E para os bebés?

    RBE, em rededebibliotecasescolareshá 19 horas

    Nem sempre pensamos nos bebés como utilizadores de bibliotecas, mas felizmente já são muitas as bibliotecas que disponibilizam espaços dedicados a bebés, usualmente designadas por Bebetecas.  São espaços atraentes, agradáveis, envolventes e lúdicos, dedicados aos bebés e(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    "Libertem as crianças" - Carlos Neto

    Beatriz Costa, em aprendizagensereflexoes1997há 19 horas

    (Imagem da minha autoria) Um livro extremamente atual do professor  Carlos Neto , que, sem papas na língua, nos diz que as nossas crianças, atualmente, são analfabetas do ponto de vista motor. Apresento, de seguida, alguns apontamentos do livro.   PORTUGAL: Sociedade com(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Meninas e mulheres

    Maria do Rosário Pedreira, em horasextraordinariashá 19 horas

    Fernanda, uma aluna insolente de um colégio elitista da Opus Dei, acorda certo dia com as mãos e os pés atados numa cabana escura no meio da floresta – e este é apenas o começo de uma jornada que tem tudo para ser aterradora. Longe de se tratar de alguém desconhecido, a sua(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    "Filosofar é aprender a morrer?

    Folhasdeluar, em biografiadavidahá 20 horas

    "Filosofar é aprender a morrer?". Toda a gente teme a morte, contudo é precisamente a ela que não devemos temer. A morte é apenas a rendição pacífica do corpo, não nos preocupemos com ela. O desafio mais difícil que enfrentamos é o de viver. Viver requer atenção,(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Possuirei de novo a tua voz?

    Folhasdeluar, em folhasdeluarhá 21 horas

    Desmaia a madrugada sobre o silêncio Aos poucos floresce o dia Não sei se dormi Passei a noite na paisagem Pernoitei sobre os teus desejos Ouvi o teu grito...afastei-me Subia obliquamente o sol Dos lírios jorravam esquecimentos Perdi-me dentro do tempo.   Nos reinos escuros a(...)

    Continuar a ler