• Livros

    O apelo dos livros. Tags sob escuta: escrita, leituras e livros.

  • avatar

    Apontamentos para além dos Livros

    Nuno Coelho, em ministeriodoslivroshá 13 minutos

    Quando eu era miúdo ter uns sapatos “de marca” era algo a que todos dávamos muito valor, e verdade seja dita, chegava a ditar a diferença entre ser e não ser pertença de um grupo. As “marcas” eram menos, os modelos não eram assim tantos, por isso era uma espécie de(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Escreve bem (mas tão chato)

    a. almeida, em diariodequemjanaovaiparanovohá 2 horas

    Há dias alguém me confidenciava que uma certa figura pública da nossa praça, escrevia tão bem e de forma tão sensível que nos tocava profundamente, que era capaz de exprimir por palavas escritas o que de facto sentimos na alma ou mesmo no corpo, e no caso em concreto porque(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Ser escritor é cool!

    BE AEPS, em aepsbeshá 14 horas

    A nossa aluna, Raquel Ferreira, do 11°A, vencedora do 1° desafio do concurso "Ser escritor é cool!", recebeu como prémio três livros e um certificado. Parabéns Raquel!

    Continuar a ler
  • avatar

    O Sporting e eu

    Maria, em recomecoshá 16 horas

      Imagem: Unspash   Não importa realmente como cada um decide viver. Mais ou menos participativamente na sociedade. Envolto em multidão ou reservado no seu "mundo". Interessa o quão satisfatória é a forma escolhida. O respeito por si e pelos outros e a reciprocidade respeitosa(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Os Mutilados de Hermann Ungar

    Cláudia F., em sigilosamenteliterariahá 16 horas

    Ainda sobre os livros lidos em Janeiro. É resistência ler escritores que foram alvo da fúria do fascismo. Trouxe Os Mutilados de Hermann Ungar  da biblioteca. Evito ler sinopses mas às vezes lá tem de ser. Fui agradavelmente surpreendida por esta história. "Hermann Ungar(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    O presente, foi o ...

    historiasabeirario, em historiasabeirariohá 17 horas

      O vento seca a água da chuva que caiu sobre a estrada nas viagens e andanças, os campos ensopados, a roupa no estendal. O vento é uma máquina de secar memórias, apaga tudo à sua frente, é uma doença, uma borracha não faria melhor. O vento não me deixa voltar ao passado,(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Deixar-te partir

    Ana Pinto, em anapintoautorahá 20 horas

    Eu fico, meu amor. Tu vai. Vai confiante, vai em paz. Eu fico. Não te preocupes comigo. Não te preocupes com a porta do armário que não fecha, ou com a gaveta que não abre. Não te preocupes se a caldeira falha e eu não a souber religar. Não te apoquentes – há vizinhos e(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Lisboa, Chão Sagrado, Ana Bárbara Pedrosa

    Rita da Nova, em ritadanovahá 21 horas

    Aproveitei a Feira do Livro de Lisboa de 2023 para ir em busca de livros de escritoras portuguesas. Lisboa, Chão Sagrado , de Ana Bárbara Pedrosa, era um dos livros do dia e decidi aproveitar por ser, também, a obra de estreia da autora. Ficou algum tempo à espera, mas gostei(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    A chávena de chá | micronarrativa

    Isa Nascimento, em isanascimentohá 23 horas

    Apareceu pontualmente à hora marcada para ir buscar a sua chávena de chá. Perguntei-lhe se queria o suporte em que estava exposta. – Não, é mesmo para usar para beber. O sorriso revelou toda a sua autoestima. A de quem acredita ser merecedora de uma chávena de 20€ para beber chá.

    Continuar a ler
  • avatar

    "O Eixo da Bússola", de Mário Cláudio

    jpt, em estan23/02/2024 às 08:46

    Há coincidências, e abundam nisto das leituras. Há dias um amigo que fora ver - e gostara - a antestreia do "O Pior Homem de Londres", filme de Rodrigo Areias, actualmente nos cinemas, resumia-me o argumento. E isso fez-me sorrrir, pois acabara de ler um texto sobre a personagem(...)

    Continuar a ler
  • avatar

    Irmãs | Daisy Johnson

    O Informador | Ricardo Trindade, em oinformador22/02/2024 às 22:40

    Título:  Irmãs Título Original:  Sisters Autor:  Daisy Johnson Editora:   Euforia Edição:  1 ª Edição Lançamento:  Fevereiro de 2024 Páginas:  184 ISBN:   978-989-35291-3-3 Classificação:  3 em 5   Sinopse:   Nascidas com apenas dez meses de diferença, July e(...)

    Continuar a ler