Perfil de António A. B. Pinela

    • 0 subscritores
  • Sobre mim

    1. Professor, António A. B. Pinela nasceu em Carvalhal-Grândola, em 1941. Fez a instrução Primária na sua terra de nascimento. Iniciou a sua actividade laboral com dez (10) anos de idade. Já adulto, iniciou estudos secundários: Curso Comercial e Liceu, no Barreiro. Fez o bacharelato, licenciatura e mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

  • Início da carreira docente

    2. Em 1979 inicia a sua actividade profissional, como professor, no ensino secundário. Leccionou em várias escolas e, nos últimos anos da sua carreira, foi orientador de estágio pedagógico, colaborando com a Universidade Católica, e com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Participou em diversas actividades formativas: acções de formação, congressos, colóquios.

  • Após a aposentação

    3. Após a aposentação dedica-se ao texto ensaístico, sobretudo de temas filosóficos. Quanto aos textos que vai escrevendo, optou pela sua publicação online (formato eBook). Conta com 12 livros publicados e com mais de 400 artigos, sobre diversos temas, sobretudo de Filosofia, publicados no seu site: https://www.eurosophia.pt/, no seu blog: https://efilosofia.blogs.sapo.pt/ e nas redes sociais.

  • 4. Interesses

    Particularmente pela Filosofia Antiga e Contemporânea; Investigação; Educação e Política.

Os Meus Blogs

  • FILOSOFIA
    https://efilosofia.blogs.sapo.pt

    A Filosofia nasce na Grécia, em Mileto , cidade Jónica da Ásia Menor, hoje Turquia. A sua emergência resulta do facto dos primeiros pensadores sentirem necessidade de compreender e explicar a natureza (Physis) de modo racional.

  • CARVALHAL GDL
    https://carvalhal-gdl.blogs.sapo.pt

    Pesquisa e recolha de informação local: oral e imagética. Os dados documentais são raros e pouco esclarecedores.